ASSINE JÁ ENTRAR

Com Pabllo Vittar, Amstel investe no BBB e em visibilidade da comunidade gay

Marca promete destinar 10% de sua verba de mídia para projetos que apoiem a comunidade LGBTQIA+.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 05 de Maio de 2021

Amstel, cerveja puro malte de Amsterdã, apresenta nova campanha na final do Big Brother Brasil (04), dando as boas-vindas para a diversidade ao destacar e celebrar a singularidade de cada indivíduo da comunidade LGBTQIA+.

Após 100 dias como patrocinadora oficial do BBB21, Amstel dá continuidade à mensagem veiculada durante o programa de que “Todo Mundo é Bem-vindo”, criando novos desdobramentos com personalidades amadas pelo público. Para isso, a marca convidou grande nomes, como Pabllo Vittar, Mateus Carrilho, Marcela Mc Gowan, Heey Cat, Pepita, Bielo Pereira e Raphael Dumaresq, para cocriar com ela, trazendo suas vivências e pontos de vista para a campanha.

Criada pela Wunderman Thompson e LAB WPP, a campanha toma como inspiração o sucesso “I Am What I am” da cantora norte-americana Gloria Gaynor, que significa “Eu sou o que sou” em português. A direção musical foi feita por Jair Oliveira e Simoninha da produtora S de Samba. O filme, produzido de maneira totalmente colaborativa com os artistas, vai apresentar histórias reais de cada uma das letras da comunidade. Na campanha, Amstel deu total abertura para os talentos contarem e reafirmarem o que são, celebrando o orgulho que sentem de suas trajetórias.

“As pessoas são muito mais do que uma letra que elas representam dentro da sigla LGBTQIA+. Cada um tem suas histórias, talentos, e são exemplos de força e determinação. Por isso, resolvemos fazer uma campanha que começou com uma grande tela em branco, deixando que os artistas envolvidos nos dissessem como queriam ser retratados e quais qualidades gostariam que fossem ressaltadas. Eles tiveram total liberdade para criarem suas participações individuais e contribuíram para definição do ponto de vista de Amstel.”, explica Vanessa Brandão, diretora de marketing de Amstel.

Para traduzir a individualidade de cada um indo muito além das letras, os artistas usarão a expressão “I am”, que faz alusão a um ponto muito conhecido na cidade de Amsterdã – uma letra-caixa com a inscrição “I Amsterdam”. Dessa forma, cada um será convidado a dizer como se reconhece, preenchendo a frase com um atributo ou expressão que os caracterizam.

Além disso, a marca também busca reforçar seus valores de diversidade, liberdade e autenticidade, já que é uma cerveja puro malte nascida em Amsterdã, cidade conhecida por abraçar a diversidade e deixar as pessoas à vontade para serem quem elas são.

“Foi uma experiência muito especial. Primeiro, porque tive liberdade de cocriação, de trazer meus pontos de vista ao projeto, de falar de histórias da minha vida. Segundo, porque a proposta da campanha vai além de falar da sigla LGTBQIA+, ela humaniza ao contar e destacar a singularidade de cada um. Não somos apenas siglas, temos muito a dizer”, afirmou Pabllo Vittar.

Para Marcela Mc Gowan foi uma experiencia única. “Foi incrível e muito libertador. É muito bonito ver a marca não só enxergando e validando nossa existência, mas também mostrando quem somos além de qualquer ideia social”. Já Bielo Pereira destacou o poder de transformação. “Criar essa campanha junto com a Amstel me trouxe uma sensação de poder, de transformação real. Enfim a comunidade LGBTQIA+ representada em toda a sua glória em rede nacional. Isso é uma mudança! Me senti muito realizada em ver a pluralidade de corpos e de narrativas ali presentes”.

A curadoria e gerenciamento dos artistas foi feita pela agência Mynd, especializada em cultura digital, entretenimento e música. “Foi muito incrível trabalhar nessa campanha da Amstel porque sabemos o quanto é importante ter marcas que apoiam e dão visibilidade para artistas da comunidade LGBTQIA+. Sabemos o quanto ainda estamos numa construção diária para ter mais representatividade na publicidade, mostrar que todos podem chegar lá com respeito “, diz Fátima Pissarra, CEO da Mynd.

Junto ao lançamento do filme, Amstel também assume o compromisso de destinar 10% da sua verba de mídia para iniciativas que apoiem e deem visibilidade para a comunidade LGBTQIA+. A campanha, com estreia no intervalo da final do BBB, terá desdobramentos nas redes sociais da marca, com uma websérie contando a história de cada um dos artistas do comercial.

O filme é o primeiro ato de uma campanha focada na diversidade. Entre outras ativações, Amstel apresentará ao longo de 2021 ações de suporte a entidades LGBTQIA+.

Além da campanha

Em 2019, a marca ampliou a sua atuação no território da diversidade ao se tornar a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e, a partir daí, vem realizando ações voltadas para o público. Em 2020, Amstel esteve à frente de diversas lives começando pela Live do Orgulho, que contou com a participação de Pabllo Vittar, Pepita, Urias, Aretuza Lovi e Mateus Carrilho, também presentes na campanha deste ano. O evento on-line foi trending topics no Twitter com 1,4 milhão de views no canal da marca no YouTube, e arrecadou doações para ONGs escolhidas pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que atuam em diferentes frentes na comunidade – trabalho com jovens LGTBQIA+ da periferia, trabalho de acolhimento para mulheres travestis e transsexuais e doação de alimentos para pessoas LGBTQIA+ em situação de rua.

Ainda no ano passado, Amstel promoveu a Live da Pabllo, que levantou fundos para ONGs indicadas pela cantora. O calendário da marca contou também com a Live oficial da Parada do Orgulho LGBT de SP, que teve oito horas de duração e mais de 11 milhões de views. Amstel ainda esteve presente na Live Parada Solidariedade, que teve a verba levantada com a venda da sua lata revertida para a ONG da Parada LGBT de SP.

06-05-2021 às 10:09 Para Felipe
Beijos pra tu tb meuzamo! Bom dia.
05-05-2021 às 22:44 Felipe
Obrigado, Felipe. Um grande beijo, meu amor.
05-05-2021 às 18:16 De Felipe para Felipe
Felipe não te conheço pessoalmente, mais já gosto de tu! Pelo simples fato ser uma mana lucida/com o pé no chão! Vc não é uma mula cega/terra seca/iludida como muitas bixas hipócritas por ai! Sou seu xará viu meu fio!? kkkkkkkkkkk. Beijos/Boa noite.
05-05-2021 às 13:21 Felipe
E o nosso Paulo Gustavo partiu. Gente, muito triste. Todos os que se foram por essa peste implantada pela Ditadura Comunista Chinesa merecem nossa comoção, mas ele, tadinho, deixou dois filhos lindos. Bem, quando a pessoa parte, não devemos mais ter sentimento de pena e sim de esperança. Que encontre Jesus, a luz da vida.
05-05-2021 às 13:18 Felipe
Aí, quando afirmo aqui que militãncia gay é, hoje em dia, sinônimo de bons negócios a meia dúzia, me atacam. Por isso, justamente para se justificarem, os militantes precisam criar e recriar situações a que possam dar a pecha de homofobia. Bibas, olhem bem: não deixem que suas respectivas homossexualidades sejam usadas como moeda pelos outros. O cu é seu. Cuide você mesma dele.
05-05-2021 às 13:15 Felipe
Em qualquer lugar decente do mundo, propagandas de produtos alcoólicos são terminantemente proibidas. É simples entender o porquê: drogas e álcool viciam e matam. Lotam IMLs. Aqui, a cerveja é endeusada. E, para a militância gay, a quem qualquer fiapo de bobagem e de afago é o suficiente, a cerveja é naturalizada, a droga é naturalizada. Hipócritas. Como hipócrita é essa Pablo Vittar, uma senhora cansativa.