ASSINE JÁ ENTRAR

Uefa rejeita iluminação com as cores do arco-íris em estádio de Munique

Após pressão do governo húngaro, entidade rejeita ação com as cores do movimento LGBTQ+ em estádio de Alemanha x Hungria.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 22 de Junho de 2021

Munique, Alemanha, 22 Jun 2021 (AFP) - A Uefa rejeitou nesta terça-feira (22) a ideia da cidade de Munique de iluminar seu estádio com as cores do arco-íris da comunidade LGBT para a partida Alemanha-Hungria, em sinal de protesto contra uma lei aprovada na Hungria. "De acordo com seus estatutos, a Uefa é uma organização politicamente e religiosamente neutra", afirma a confederação europeia em um comunicado. "Dado o contexto político do pedido - uma mensagem sobre uma decisão adotada pelo Parlamento nacional húngaro -, a Uefa deve rejeitar o pedido", completa a nota.

A entidade europeia, que afirma "compreender que a intenção é enviar uma mensagem para promover a diversidade e a inclusão", aceita, no entanto, a ideia e propõe datas alternativas para a iluminação do estádio com as cores do arco-íris: "Pode ser em 28 de junho - o Christopher Street Liberation Day (dia do Orgulho) -, pode acontecer entre 3 e 9 de julho, que corresponde à semana do Christopher Street Day em Munique", afirma a Uefa em seu comunicado.

Organizadora da Eurocopa, a Uefa recorda que há muitos anos faz campanhas a favor da diversidade e da igualdade no futebol.

"O racismo, a homofobia, o sexismo e todas as formas de discriminação são uma mancha em nossas sociedades, e representam um dos maiores problemas do esporte na atualidade. Comportamentos discriminatórios prejudicam as partidas, e fora dos estádios, o discurso na internet a respeito do esporte que amamos", afirmou a entidade, que no domingo anunciou a abertura de uma investigação por uma faixa homofóbica exibida em Budapeste durante Hungria-Portugal (0-3) na semana passada.

Na segunda-feira, a Federação Alemão de Futebol anunciou que concordava com a iluminação do estádio de Munique com as cores do arco-íris durante a Eurocopa, mas não necessariamente no dia da partida contra a Hungria. A ideia partiu da prefeitura de Munique, para enviar um "sinal visível de solidariedade com a comunidade LGBT da Hungria".

Munique se uniu desta maneira às vozes que, na Europa, condenam a política do primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, considerada discriminatória contra as minorias sexuais.

Além disso, a Federação Alemã confirmou na segunda-feira que a Uefa autorizou o capitão Manuel Neuer a usar uma braçadeira em homenagem ao movimento LGBT. A entidade europeia informou que não tinha razão para punir a Alemanha "considerando que o gesto promove uma boa causa". Neuer usa a braçadeira arco-íris "em sinal de adesão de toda a Mannschaft aos valores da diversidade, abertura, tolerância, contra o ódio e as discriminações", afirmou o porta-voz da seleção da Alemanha.

23-06-2021 às 20:42 Lipe
Que ridícula a ideia de provocar a Hungria. O país está errado? Claro. Mas não é nesse tipo de ação que vai ganhar a luta pró-gays da Hungria.
22-06-2021 às 23:08 Crente Conservador Bolsonarista
Parabens