ASSINE JÁ ENTRAR

Parada da Diversidade de Pernambuco pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Projeto de Hélio Guabiraba (PSB) concede o título ao evento, que ocorreu pela primeira vez no dia 28 de junho de 2002, na Avenida Conde da Boa Vista, na área central do Recife.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 12 de Julho de 2021

Após o mês do orgulho LGBTQIA+ cruel em Pernambuco, com o registro dos assassinatos de quatro mulheres trans no Estado, uma aprovação importante para a comunidade pode acontecer no Recife. A Parada da Diversidade de Pernambuco pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. É o que espera o vereador Hélio Guabiraba (PSB), autor do Projeto de Lei 20/2021 que tramita na Câmara Municipal do Recife. Em 2021, o evento realiza a sua 20ª edição.

A Parada da Diversidade de Pernambuco teve início na Avenida Conde da Boa Vista, em 28 de junho de 2002, e urgiu da necessidade de discussão sobre os direitos da comunidade LGBTQIA , além de pautar o fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade. O evento ocorreu na via, no Centro do Recife, até a sua quinta edição. Com o aumento do público e após a reforma da Avenida Conde da Boa Vista, a parada precisou se deslocar, passando a ser realizada na Avenida Boa Viagem.

Em 2020, no ano da 19ª edição, em virtude da Pandemia, a Parada da Diversidade foi exibida de forma virtual, com o tema “a resistência pela democracia”, dando oportunidade a artistas LGBTs locais.

"Esta Proposição não tem como finalidade apenas tornar a “Parada da Diversidade de Pernambuco” Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, mas também reforçar e apoiar a luta da comunidade LGBT por seus direitos e reconhecimento", afirmou o vereador em documento.