ASSINE JÁ ENTRAR

Documentário retrata a história de infância de uma criança LGBTQIA+

Curta de Renato Turnes e Vicente Concilio traz um lado sensível sobre expectativas, performances, afetos e desejos que compõem memórias de infâncias.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021

"O Amigo do Meu Tio" chegou no mercado cinematográfico para trazer com leveza e sensibilidade memórias de uma criança LGBTQIA+.

O curta-metragem de Renato Turnes e Vicente Concilio é um documentário performativo construído apenas com com as imagens antigas em VHS e a narração de Vicente.

Com a trilha original da Hedra Rockenbach, o registro sensível e amoroso traz temas como o convívio com as expectativas familiares heteronormativas e a descoberta da primeira paixão infantil.

O filme estreia na Mostra Internacional Curta o Gênero nesta semana e ficará disponível no Youtube do evento de 17 a 29 de agosto.

Sobre a história

Tudo começou em 1987 quando o pai de Vicente comprou uma filmadora VHS e passou a registrar momentos do cotidiano da família.

Os anos passaram e em 2021, o protagonista da história reencontrou alguns arquivos em fitas daquela época. Aos serem digitalizadas, Vicente reviveu parte de suas memórias de criança LGBTQIA+.

Então, o o documentarista Renato entrou em cena. Dando continuidade à sua investigação sobre a memória da comunidade LGBTI+ iniciada com o premiado Homens Pink, ele fez um mergulho nos registros familiares.

Essa conexão dos dois resultou em um documentário poético sobre expectativas, performances, afetos e desejos que compõem memórias de infâncias em conflito com o mundo heteronormativo dos adultos

Uma co-produção das produtoras La Vaca e Vinil Filmes, O Amigo do Meu Tio estreia na programação da IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero.

O IX Curta o Gênero acontecerá no período de 17 a 29 de agosto, em formato virtual.

Neste período, o catálogo de curtas-metragens escolhidos para a Mostra Internacional Audiovisual estará disponível para o público no site do Curta o Gênero e os debates com os realizadores serão transmitidos pelo canal do evento no Youtube.

17-08-2021 às 20:57 Para a falsa crente de taubate
Fantasiosa??? Respeita a minha historia de vida sua filha da p!!!
17-08-2021 às 19:28 Crente Conservador Bolsonarista
Essa Dona Florinda conta um monte de história fantasiosa. Deve estar delirando das idéias. Minha querida faça comentários que edifique os leitores. Faça comentários que faça a gente refletir e busque melhorar nossa sociedade. Se é pra falar bobagem eu prefiro nem comentar.
16-08-2021 às 18:16 Dona Florinda
Eu nasci em 1984, sofri horrores, por ser gay e ter uma deformidade fisica, tenho ela até hoje, atualmente tenho 36 anos. Com 5 anos, eu tinha a mania de ficar com uma das mãos tipo os braçinhos do tiranossauro rex, vivi levando tapa nessa mão e tb ouvia.....Baxa essa mão, só mule que fica com as mãos assim! Por ser gay mesmo pequeno e ter uma deformidade, sempre brinquei com minhas 2 primas, pois os garotos da rua viviam me xingando, me batendo me desprezando! Apanhva muito do meu pai quando ele via eu brincando com minhas primas! Aos 8 anos, um amigo do meu tio tentou me abusar, graças A Deus o pior não aconteceu! Nessa epoca de criança, me apaxonei por alguns meninos da escola, e da minha rua tb, era horrivel, me sentia um lixo, pois sabia que jamais seria correspondido, e assim foi minha juventude inteira, infelizmente! Me lembro quando eu tinha 1 anos todo mundo namorando, de maos dadas, e eu sosinho! Felizmente conheci um rapaz e estamos juntos ate hoje, 14 anos de casados, olhando meu passado, nem acredito que vivo feliz hoje em dia! Eu sou uma pessoa muito emotiva, xoro atoua, xoro ate mesmo nos desenhos da disney.....kkkkkkkkk. Ja me apaxonei ate mesmo por personagens de jogos/desenhos, e comerciais de tv quando criança.....kkkkkkkkkkk. Com 10 anos de idade me apaxonei por um garoto que fazia um comercial dos brinkedos estrela, xega a suspira quando ele aparecia...kkkkkkkkkkk. Nos guames, meu cruxi kkkkkkkkk era oken masters, sonhava com ele e tudo minhas fia.....kkkkkkkkkkkk. Até hoje, xoro como uma mantega derretida assistindo a Cinderella da disney de 1950, quando as irmas rasgam o vestdo dela.....kkkkkkkkkkk. Agora voltando a falar serio, tem muita gente que diz, queria voltar ao passado e viver tudo dinovo! Jé eu digo.......DISCUNJURO votar aquela epoca, ke so mim fez xora! Sempre fui tido como o feio/O esquisito/O ante social/O xato que nao gostava de baladas e etc....! Muitos gays já zombaram de minha deformidade, em vez de me acolher para a tal comunidade LGBTQI+, faziam era me excretar para bem longe como se eu fosse um saco de lixo! Nasci em berço cristão, e só levei pedradas dos parentes ditos.....servos de Deus! Só minha mãe que ja e falecida, que me amava de verdade! Com tudo, nunca perdi minha fé em Jesus, ele sempre me protegeu sem eu merecer, pois sou pecador indigno de sua misericordia! Em fim, passei muitas coisas nessa vida, o bom disso tudo, é que.................NENHUM SOFRIMENTO É PARA SEMPRE, UM DIA, A FELICIDADE CHEGA! Boa noite para todos.