ASSINE JÁ ENTRAR

Em Mato Grosso, indígena transexual se torna cacique

Majur Traytowu assumiu o posto da aldeia Apido Paru, em Rondonópolis, no lugar do pai.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 17 de Agosto de 2021

Aos 30 anos, a indígena transexual Majur Traytowu tornou-se cacique da aldeia Apido Paru, da terra indígena Tadarimana, em Rondonópolis, município de Mato Grosso. Ela assumiu o posto depois do afastamento de seu pai, 79 anos, por questões de saúde. Tradicionalmente, caciques são escolhidos por votação a cada biênio.

A indígena disse que iniciou o processo de autoidentificação como pessoa transexual aos 12 anos. Há 3 anos, quando a família inaugurou a aldeia Apido Paru, começou a auxiliar o líder na comunidade. Majur disse ao site que os demais membros aceitaram, sem questionamentos, seu novo cargo.

Em 2017, a indígena concluiu o ensino médio. Também foi aprovada em um processo seletivo para atuar como agente de saúde indígena. A cacique tem cerca de 20 irmãos. A terra Tadarimana tem aproximadamente 800 indígenas, em 7 sete aldeias – num espaço de 10 mil hectares.

17-08-2021 às 11:21 Belona Travecão
Já vi uma reportagem antiga no youtube, onde indios enterravam crianças vivas, pelo fato das mesmas ter nascido com uma deformidade fisica/mental, HORRIVEL!!! Essa mana ai é guerrera!!!