ASSINE JÁ ENTRAR

Casal gay é alvo de ataques homofóbicos após estrelar propaganda da Volks

Murillo lamentou os comentários preconceituosos gerados pela imagem em que aparece ao lado de Diego.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021

Uma postagem nas redes sociais da Volkswagen do Brasil gerou uma série de comentários homofóbicos por parte de alguns seguidores da marca. Na imagem, dois homens, que também são um casal na vida real, aparecem abraçados à frente de um Polo, hatch da montadora alemã, que repudiou os ataques.

A foto, clicada em Curitiba (PR), é uma de várias imagens de casais LGBTQIA+ reais que foram postadas pela VW nas redes sociais. Ela traz uma legenda normal, focada em atributos do carro: "Tecnologia, segurança, conforto e performance em um Volkswagen feito especialmente para você. Ou melhor, para todos. Conheça o Polo com Sistema Kessy, Park Pilot, Keyless e muito mais. #Polo".

Na caixa de comentários há desde pessoas falando que deixarão de consumir produtos da marca, passando por mensagens pedindo por um "marketing imparcial" e chegando a xingamentos.

Em 2019, o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que declarações homofóbicas e transfóbicas podem ser enquadradas no crime de racismo, cuja pena é de um a três anos, mas podendo atingir cinco em casos mais graves.

Murillo e Diego Xavier, um dos casais LGBTQIA+ que aparecem nas fotos que a VW tem publicado no seu perfil, conversou com UOL Carros.

"Quando a gente vê os comentários vem uma sensação ruim, uma vontade de responder, de querer rebater, mas depois nós vemos que isso é uma perde de energia desnecessária", conta Murillo.

Ele diz que muito dessa maturidade ao escolher se e quando responder vem do fato de que o seu marido, Diego, o levou para mais próximo do movimento LGBTQIA+ e da militância quando se conheceram.

"As pessoas estão disseminando ódio e maldade, especialmente pela internet, onde acham que tudo pode, mas estar mais próximo da militância trouxe uma iluminação em como lidar com esses atos", completa.

Como esse tipo de comentário que não é novidade, Murillo conta que eles acabam optando por ignorar as ofensas. "A maturidade ajuda a não absorver os comentários, mas muitas pessoas ainda podem ser atingidas por esse tipo de atitude", complementa.

"É importante a comunidade LGBTQIA+ se manifestar e se posicionar, ocupar esses espaço e estar presente".

Sobre a imagem, Murillo diz que "ela ficou muito bonita, mas foi a última de uma série de fotos que fizemos durante o dia, estávamos exaustos da sessão que foi feita por um amigo", conta.

A Volkswagen divulgou uma nota sobre o caso no qual defende o posicionamento de promover a diversidade sexual e de gênero, dentro e fora da companhia:

A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. Recentemente, a Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.

No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.

*Fonte: UOL

12-10-2021 às 18:13 Tito ....pra que esse ódio meu querido
Eu não desrespeito ninguém. Pelo contrário. Sou muito desrespeitado aqui. Sò volto nesse site porque fiz amizade com alguns aqui dos comentários. Respeito sua opinião mas EXIJO que me respeite.
11-10-2021 às 20:02 Tito.....
Só blá, blá, blá. Gay que se banca em atitude está pouco se lixando para os comentários medíocres da nossa sociedade suja e cheio de pudores. Agora, se eu pegar essa crente bolsominion de 5° categoria vou ensina-la a ser gente e respeitar o ser humano. Deve ser uma daquelas cadasas que fica andando pela cidade e fazendo banheirão.
10-10-2021 às 16:18 Felipe
A elite adora um mercado dócil, consumista e putanheiro, como diz Rasta News. Por isso, na verdade VolksWagen e o diabo estão cagando e andando para os gays. A verdade é essa. Mas, observem, essa elite está, sim, abandonando os lacradores. É questão de tempo.
10-10-2021 às 11:00 Felipe
Gays, Cris, veados como nós, não precisam ficar unidos, tampouco desunidos. Judeus foram forçados a essa união, pelo Reich. Pretos sul-africanos foram forçados aos bustantões. Deu no que deu. Não é porque sou veado que preciso me unir a outros veados. Basta ser veado, querido. E pagar meus boletos. Quem quer nos unir, quer, na verdade, nos segregar. Pense nisso, bi.
10-10-2021 às 10:57 Felipe
Cris, Todo veado que faz de seu corpo um ato de protesto político, faz de seu corpo um ato de protesto político. É como se o fizesse de muro ou mural. Dissesse aos militantes: “Anotem, aí, o que quiserem. À vontadeâ€. Difícil enxergar dignidade nisso, não?...
10-10-2021 às 07:28 bianca
pergunta oque tem haver sexualidade com o carro ?
09-10-2021 às 10:52 Crente Conservador Bolsonarista
Nossa, até quando isso? Gay tb é ser humano e merece respeito! Por isso não saio do armário, para não sofrer preconceito, homofobia! Tb sou gay, passiva, espero um dia, ter um homem bem gatão ao meu lado! Tem uma ususpadora se passando por mim, não liguem, é uma pobre coitada digna de piedade!
09-10-2021 às 10:49 JOHNNY JOHNN
CCB carro é pra quem tem grana para manter o veículo em perfeito estado de conservação e manutenção, pagar o seguro, IPVA e licenciamento anual, como você não tem dinheiro, você anda de ônibus viado filha da puta....
09-10-2021 às 06:13 Júnior
Se carro é coisa de homem macho então mulher nunca devia dirigir né crente do cu quente.
09-10-2021 às 00:02 Crente Conservador Bolsonarista
Gay não gosta de carro. Gay gosta de brincar de boneca. Então o comercial devia ser pra promover a Barbie. Carro é coisa de homem macho.