ASSINE JÁ ENTRAR

Recrutadora orienta em áudio funcionários a não contratarem gordos e gays

Em gravação, atribuída a uma funcionária de uma rede de farmácias, é pedido que não sejam selecionadas pessoas "feias" ou que "desmunhequem".

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021

A Polícia Civil vai investigar áudio de uma pessoa que usa termos discriminatórios em seleção de emprego. Em gravação que circulou nas redes sociais nos últimos dias, uma mulher diz que pessoas muito tatuadas, feias, gordas e homossexuais, não devem ser chamadas para uma vaga de trabalho.

O áudio foi atribuído a uma recrutadora de recursos humanos do Rio Grande do Sul que supostamente trabalha na Rede de Farmácias São João, com sede em Passo Fundo.

“Uma observação: estou ligando para as lojas para liberar as contratações. Porém, vocês sabem, né? que feio e bonito é mesmo preço, gente. Então, vamos cuidar muito nas nossas contratações. Pessoas muito tatuadas, pessoas muito gordas, vocês sabem que a empresa não gosta. Cuidem das aparências. Se pegar alguém “viado”, tem que ser uma pessoa alinhada que não vire a mão, não desmunheque. Vamos cuidar as equipes que a gente vai pegar. Vamos pegar gente com aparência boa”, diz a mulher em áudio vazado.

Confira áudio, vazado nas redes sociais e reproduzido em grupos de RH do LinkedIn por meio da “TV Afiada”:

O departamento jurídico da farmácia emitiu nota sobre o assunto. Negou que o áudio seja de uma recrutadora da rede e que tomará as medidas cabíveis para investigar o caso e responsabilizar culpados.

No entanto, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, decidiu investigar o caso. A suspeita é de que uma coordenadora da rede tenha dado “as instruções” no processo de contratação.

Leia na íntegra a nota da rede de farmácias:

“Nota de esclarecimento

A Rede de Farmácias São João informa que estão circulando mídias com informações falsas publicadas por pessoas externas e desconhecidas, com o objetivo único de prejudicar a imagem da empresa. Informa também, que já está tomando todas as medidas cabíveis para averiguar e responsabilizar terceiros contra os conteúdos gerados.

Alertamos que a publicação de notícia falsas e inverídicas (fake news) no intuito de ofender a honra e a imagem de alguém, pode caracterizar tipos penais descritos nos arts. 138, 139 e 140, todos do Código Penal, cumulados com a majorante do art. 141, III, do Código Penal e com penas de multa e prisão.

As Farmácias São João reafirmam seu compromisso com a diversidade. A empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Temos consciência de que a pluralidade é democrática, faz parte do desenvolvimento sustentável e à preservação das liberdades individuais.

A empresa informa que segue firme no seu plano de expansão, em seus princípios e valores. Ainda, este ano, contratará mais de 500 novos colaboradores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, buscando verdadeiramente um ambiente salutar, onde as pessoas se sintam felizes e acolhidas, independente da sua ideologia, porque são elas que movimentam toda a organização. São aproximadamente 15 mil colaboradores que fazem parte da grande família São João (crescer e compartilhar)”.

28-10-2021 às 21:21 Renato1
Não compraria nesta Farmácia de maneira nenhuma, Quem falou que o RS?PR?SC são estados deploráveis, racistas e homofóbicos e gordofóbicos, além de uma maioria bolsonarista que nos envergonha. Gay Bolsonarista merece o que?
27-10-2021 às 20:45 Felipe
Não fale besteira, RS. O Rio Grande do Sulteve a primeira mis Brasil preta, a belíssima Deise Nunes, e foi governado por um homem negro na década de 1990, Alceu Colares.
26-10-2021 às 07:22 rs
trsite em ver isso aqui no sul diariamente se ve isso aqui descaso total e desanimador para quem esta procurando seu sustento em ouvir esses absurdos , se perdendo otimos profissionais por causa disso.
26-10-2021 às 07:18 JOHNNY JOHNN
Esse preconceito sempre houve desde sempre e continuará camuflado
26-10-2021 às 01:01 Felipe
Se o Magazine Luiza pode contratar pela cor da pele, porque é que a farmácia São João não poderia contratar preterindo tatuados e obesos?... Eis aí, cru, o resultado do Tribunal Racial Privado doi Magazine Luíza.
26-10-2021 às 00:16 Crente Conservador Bolsonarista
Esse mundo tá muito difícil de viver. As minorias tá tomando todo o privilégio pra si. As empresas não podem mais selecionar pela beleza. E agora como fica? Os feios querem dominar o mundo. Vão pra Marte criar uma nova civilização. Sempre foi assim e sempre será. Tem uma vaga na farmácia e vem um feio cheio de estudo e um bonito que não estudou. Quem vc contrata? O bonito lógico porque vai atrair mais cliente.
25-10-2021 às 18:37 Ceia
Continuando.....Este áudio vazou,mas a humanidade passa por isso todos os dias, só que fica tudo por baixo dos panos.porque para muitos a aparência está acima da competência.Que Deus tenha misericórdia!!!
25-10-2021 às 18:33 Ceia
Discunjuro!!!!