Promoção Black Friday Promoção Black Friday Promoção Black Friday

Cresce o número de brasileiros com mais de 50 anos que saem do armário

O pontapé partiu do mundo das celebridades, onde casais gays com uniões consolidadas por trás de um muro de silêncio vieram a público.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021

Ainda alvo de preconceito e discriminação, a comunidade LGBT escancarou as portas do armário nos últimos anos, exigindo direitos, denunciando abusos e exibindo sem disfarces, com mãos dadas e beijos em público, a naturalidade das relações entre pessoas do mesmo sexo. Embora não existam dados abrangentes sobre a população gay do Brasil, é evidente que os jovens vêm sendo o motor dessa reviravolta, tirando vantagem dos traços de individualismo, indiferença às regras estabelecidas e maior tolerância presentes nas novas gerações. Não é só a garotada, porém, que anda assumindo sua homossexualidade — cada vez mais, senhores e senhoras de idade avançada, muitas vezes com casamento convencional e filhos no currículo, tomam coragem e apresentam parceiros de gênero inesperado.

Em consulta com dez especialistas em envelhecimento na comunidade gay — sexólogos, antropólogos, sociólogos, psiquiatras e geriatras — eles foram unânimes em confirmar a saída mais frequente do closet entre a turma que já passou dos 50.

“O tabu da sexualidade na terceira idade diminuiu e isso estimulou as pessoas dessa faixa etária a se assumirem, o que era muito mais difícil há dez anos”, diz Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da Faculdade de Medicina da USP. Um empurrão definitivo partiu, como sempre, do mundo das celebridades, onde parcerias homossexuais consolidadas por trás de um muro de silêncio agora vêm a público — sendo, em geral, assimiladas sem grandes traumas.

A revelação mais recente partiu do galã Carmo Dalla Vecchia, 50 anos, durante uma apresentação do Super Dança dos Famosos, do extinto Domingão. Em rede nacional, o ator falou sobre sua relação de dezesseis anos com o autor de novelas João Emanuel Carneiro, com quem tem o filho Pedro, de 2 anos.

“Nunca escondi o fato de ser gay para as pessoas próximas. Agora me dei conta de que tinha a chance de tocar o coração de mais gente e que isso era uma responsabilidade. Também quero ser um exemplo de coragem para meu filho”, disse. Antes dele, o ator Marco Nanini, 73 anos, contou ser casado há mais de trinta anos com o produtor Fernando Libonati, com quem formalizou a união estável há dois anos. O cantor Lulu Santos, 68 anos, após um casamento de décadas com a jornalista Scarlet Moon, apresentou o baiano Clebson Teixeira como seu namorado em 2018 e os dois se casaram no ano seguinte. Outro ator, o humorista Luiz Fernando Guimarães, 71 anos, oficializou em 2019 a relação de mais de vinte anos com o empresário Adriano Medeiros, com quem acaba de adotar dois filhos, Dante, 10, e Olívia, 9.

Comentários (4)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 08-11-2021 às 13:02 Brent
    Good for them its more open now then ever before
  • em 07-11-2021 às 22:39 Crente Conservador Bolsonarista
    Depois de velho vir com essas novidades fazendo vergonha pra família. Já que ficou a vida toda no armário , deveria permanecer até morrer. Ninguém quer saber de assumido. Sem contar que os novinhos ainda faz chacota e usa as mina pra tirar dinheiro.
  • em 05-11-2021 às 07:28 Refrexiva
    O que tem de mona incubada, num importa a idade.............São varias no.........Armario/Comoda/Rack/Ropero/Poço artesiano/Gruta/Caverna/Buraco/Poço do abismo..........Em fim...........VARIAS kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
  • em 04-11-2021 às 14:28 Reflexivo
    História antiga essa: alguns usam rachas para fazer um teatro social, para agradar terceiros, familiares e principalmente eles mesmos. Depois, viram bibas e chutam o pau da barraca na segunda ou terceira idade, perdendo o tempo melhor da vida.