ASSINE JÁ ENTRAR

A esperança de estarmos um passo mais próximos da cura do HIV

Uma série de estudos encontram-se em andamento para tentar melhorar a imunidade de pessoas comuns que vivem com HIV.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

Dos quase 260 milhões de casos confirmados até agora de Covid-19 em todo o mundo, cerca de 255 milhões de pessoas já se curaram. Já para o HIV, depois de mais de 40 anos de pandemia, o 4º caso de cura foi divulgado na última semana. O anúncio agitou a comunidade científica internacional. E com razão....

Dos outros três casos anteriores de cura, dois ocorreram de forma semelhante. Eram pacientes saudáveis que tinham a infecção por HIV em tratamento adequado, quando diagnosticaram um câncer hematológico. Como tratamento do câncer, realizaram um TMO (transplante de medula óssea) conseguindo com isso eliminar dos seus corpos tanto as células neoplásicas quanto as infectadas com o HIV.

A partir de 2010, ano de divulgação do primeiro desses casos de cura, houve um momento de euforia e esperança por uma cura factível. O TMO, no entanto, é sabidamente um procedimento caro, complexo e com a possibilidade de causar danos graves à saúde e a morte do paciente. E infelizmente, depois de dezenas de transplantes com o objetivo de eliminação do HIV, apenas 2 pacientes foram de fato curados.

O terceiro caso de cura, divulgado em 2020, envolveu um processo completamente diferente. Tratava-se de uma paciente norte-americana que era uma controladora de elite, situação rara em que a própria imunidade da pessoa contra o HIV é tão eficiente que o mantém o vírus sob controle e indetectável mesmo sem o uso de tratamento antirretroviral.

O mecanismo com que os controladores de elite fazem esse controle viral já é há décadas objeto de pesquisa científica, mas até o ano passado nenhum deles tinha conseguido eliminar por completo qualquer resquício funcional de HIV e se curar espontaneamente.

O quarto caso também ocorreu em uma paciente controladora de elite, mas dessa vez da argentina. Ela teve sua infecção por HIV diagnosticada em 2013 e nunca havia usado tratamento antirretroviral. No artigo publicado na semana passada, os pesquisadores reportaram que depois de realizar uma busca exaustiva pelo DNA proviral intacto do HIV em células da paciente, inclusive na sua placenta depois de um parto que teve em 2020, foram encontradas apenas evidências de que o vírus havia estado por lá, mas já não estava mais presente de forma viável.

O caso traz esperança à comunidade científica por comprovar mais uma vez que a cura esterilizante, aquela em que o vírus é eliminado do organismo, assim como fazemos com o coronavírus, não só é possível como pode acontecer espontaneamente em indivíduos específicos.

Uma série de estudos encontram-se em andamento para tentar melhorar a imunidade de pessoas comuns que vivem com HIV, para torná-las semelhantes aos controladores de elite. Paralelamente, os pesquisadores procuram entender o que essas duas controladoras de elite têm de especial para conseguirem sozinhas eliminar o HIV dos seus corpos e se curar.

A paciente argentina não teve sua identidade revelada, por isso está sendo chamada de Paciente de Esperanza, fazendo referência à pequena cidade onde mora. Ela não é a certeza de que em breve teremos uma cura disponível e factível do HIV, mas com certeza é um sinal de que estamos um passo mais próximo disso e é um sopro de esperança de que um dia teremos para essa pandemia a mesma proporção de curados que temos para a Covid-19.

Só precisamos dar o tempo e o financiamento que a ciência precisa para isso.

Fonte: UOL

07-12-2021 às 15:29 Dany
Como existe gente doida, meu Deus...
29-11-2021 às 12:01 Cezar
Vou mandar uma real/Papo reto........Em quanto a humanidade continuar na prostiuição/depravação sexual, a cura jamais vira, infelizmente é essa a realidade! Deus esta de olho nessa terra podre e pecaminosa, não estou aki com homofobia, ate porke, estou me referindo no geral.....Heteros e homosexuaisem geral! Orgias/Surubas/Traições/Pornografia/Masturbação/Pedofilia/Zoofilia/Necrofilia e derivados, tudo isso, esta fedendo pior que carniça nas narinas santas de Deus! Se a humanidade continuar assim, coisas piores virão nessa terra! Mutos pintam um Deus bonsinho, ke concorda com tudo, esse falso deus que aplaude o pecado, camuflado de anjo de luz, se chama Lucifer! O verdadeiro Deus que criou a mim e a vc, é bondoso? Sim! Mas tb é justiça/Vingador/Tb se ira, e é fogo consumidor! Vide a palavra de Deus.............Sodoma e Gomorra/O diluvio da arca de Noé/Lucifer e seus anjos expulsos do céu de Deus/A destruição da torre de Babel/ travessia do mar vermelho, depois que o povo de Deus atravessou o mar, o mesmo voltou ao seu lugar, matando todos os soldados de Faraó! Se a humanidade se voltasse para DEus com total sinceridade, coisas lindas/Surreais iriam acontecer, mas................O povo prefere o pecado/Diabo..............Em fim.........Boa tarde.
27-11-2021 às 20:36 Jocas69Pass
Show ! ⤠ðŸ™
26-11-2021 às 17:48 Dany
A grande esperança está nos ensaios da Oxford University, na Inglaterra com os estudos da vacina HIVConsvX, que terá seus resultados de fase 1A divulgados em abril/ 2.022 (são três fases de testes, que duram alguns anos, mas as pesquisas têm acelerado muito, após o co.vi.d - 19). Deus permita que esse vírus diabólico que destruiu tantas vidas e projetos humanos, seja por fim derrotado.