ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Projeto propõe oficina de estudo da iconografia LGBT ao longo dos anos

‘Oficina de Arte Queer: Trânsito Transgênero’ será realizada no Centro Cultural Olido, em São Paulo; os interessados precisam se inscrever previamente.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 19 de Abril de 2022

O Centro Cultural Olido, espaço cultural da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo, abriga várias manifestações artísticas, e do dia 03 ao dia 26 de maio deste ano receberá a ‘Oficina de Arte Queer: Trânsito Transgênero’, do artista visual e arte-educador Rogerio Gomes do Nascimento Silva. O objetivo deste projeto é apresentar artistas relevantes da comunidade LGBTQIAP+ em ordem cronológica, partindo da modernidade. A ênfase será nas produções culturais produzidas por pessoas trans e travestis, além de um panorama histórico de cada época com os principais conceitos estéticos – que caracterizam a chamada “arte queer”.

Esta oficina surgiu do trabalho de graduação de Rogerio e sugere reflexões acerca da representatividade, além de conceitualizar e identificar expoentes dessa temática que questiona o gênero por meio de diferentes linguagens artísticas. Entre documentários, livros, filmes, álbuns musicais, séries e videoclipes, as obras que fizeram história chamam o público para entender a importância da arte como ferramenta de visibilidade para a comunidade LGBT que luta pelos próprios direitos e para sair da marginalização que lhes é imposta pelo “status quo”.

Por meio de comunicado oficial, Rogerio Gomes do Nascimento Silva declarou: “A ideia é compartilhar esse material que pesquisei durante o meu trabalho de conclusão de curso, sendo o queer apenas um dos espectros do conceito de diversidade, como afrodescendentes, povos originários, pcds, imigrantes e etc, instigando a curiosidade de um público maior sobre o tema”. Quem tiver interesse em participar do evento pode se inscrever por meio deste link.

Serviço:

Oficina de Arte Queer: Trânsito Transgênero
Galeria Olido/Sala Vermelha – Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

08-05-2022 às 16:10 Dona Gersa
Tá bão meuzamo! Próxima materia......Pufavô.