ASSINE JÁ ENTRAR

Brasil conta com mais de 80 times de futebol LGBTQIA+

Levantamento feito pelo Museu do Futebol em São Paulo foi divulgado pela Agência Diadorim.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 27 de Julho de 2022

BigTBoys, primeira equipe formada por homens trans no Rio de Janeiro.

O projeto “Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+”, do Museu do Futebol de São Paulo, mapeou nos últimos dois anos mais de 80 times de futebol LGBTQIA+ em território nacional. O levantamento publicado pela agência Diadorim tem como objetivo apontar a pluralidade no esporte.

O Museu lançou ainda, em junho deste ano, uma exposição virtual criada a partir das informações reunidas. Segundo o levantamento, a a primeira equipe de futebol LGBTI+ do país é a "Real Centro", surgida em 1990 na cidade de São Paulo, porém, infelizmente, com medo da discriminação o grupo não se declarava abertamente LGBTQIA+.

Foram encontrados times em 19 estados do Brasil e um marco destacado pelo projeto é a criação do "Meninos Bom de Bola", em 2016, comprosto por homens trans e transmasculinos. A pesquisa contou com entrevistas aprofundadas com 21 representantes dos times, como atletas, dirigentes e agentes relacionados aos times.

Uma característica dos times LGBTQIA+ é a cooperação entre times, ao contrário da grande rivalidades dos clubes tradicionais. Em geral, grande parte das pessoas entrevistadas indicavam que sentiam não ter espaço no esporte, porém ao conhecerem os times resolveram participar, passando a integrar os times e participar de campeonatos.