ASSINE JÁ ENTRAR

CNJ lança formulário sobre violência contra comunidade LGBTQIA+

Documento, que homenageia atriz Rogéria, será aplicado em delegacias.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta terça-feira (9) o formulário de ocorrência de emergências para proteção e enfrentamento da violência contra a população LGBTQIA+.

O Formulário Rogéria, criado em homenagem à atriz, falecida em 2017, será aplicado em delegacias, pela Defensoria Pública, por equipes psicossociais dos tribunais de Justiça e nos serviços de assistência social de proteção a vítimas de violência.

A medida foi elaborada por um grupo de trabalho específico para levantar informações e aprimorar as respostas institucionais aos crimes.

Durante o evento de lançamento, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, afirmou que a dignidade da pessoa humana está no centro do ordenamento jurídico brasileiro e deve receber atenção dos magistrados.

"Em que pese a homofobia e a transfobia serem considerados crimes desde 2019 no Brasil, a violência infelizmente continua contra essa população", disse Fux.

Também está prevista a divulgação da pesquisa Discriminação e Violência contra a População LGBTQIA+, que mostra as formas de violência a que estão submetidas a pessoas desse grupo.

11-08-2022 às 20:09 Jorge Jorge
É o CNJ cedendo à militância gay. É a instrumentalização das polícias. Noventa por cento dos crimes denunciados como "homofóbicos" apenas envolvem homossexuais. A motivação do crime NÃO É NECESSARIAMENTE HOMOFÓBICA. Quem conhece o Arouche, em São Paulo, sabe bem como isso funciona: garotos de programa assaltando gays afeminados, garotos de programa vendendo drogas para o PCC e sumindo do local quando o PCC assim ordena, garotos de programa sendo assaltados, travestis assaltando gays idosos, gay idoso levando o garoto de programa para casa e sendo assaltado, travesti brigando de faca com outra travesti, cafetina expulsando travesti do ponto. Gente, por favor: qual desses crimes que acabei de me referir poderiam ser enquadrados como homofóbicos? Pois saibam que, por idiotices como essas do CNJ, TODOS ELES EQUIVOCADAMENTE serão enquadrados como homofóbicos, embora NENHUM DELES SEJA. Compreendem para onde essa militância ridícula está nos levando? Aí, os casos realmente homofóbicos, ou seja, aqueles em que a pessoa gay foi assassinada ou agredida por ser gay, ficam, claro, relativizados. Pensemos, bichas... Pensemos... Especialmente bichas velhas, como eu, precisam ter o mínimo de compreensão das coisas.