ASSINE JÁ ENTRAR
Promocao
Promocao

Novo RG não terá campo ‘sexo’ nem distinção entre ‘nome’ e ‘nome social’

Definição foi anunciada pelo Ministério de Gestão e Inovação, que diz atender a pedido da pasta de Direitos Humanos.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

O Ministério de Gestão e Inovação anunciou nesta sexta-feira (19) que a nova carteira de identidade, que começou a ser implementada em 2022, passará a ser emitida com duas mudanças em relação às normas definidas durante o governo anterior:

• a unificação do campo "nome", sem distinção entre o nome social e o nome de registro civil;
• a extinção do campo "sexo".

Os dois campos não existiam no modelo antigo de identidade, emitido nas últimas décadas em todo o país, mas foram estabelecidos após mudanças feitas na gestão anterior do governo federal.

A volta da ausência dos dois campos na identidade atende a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos e busca tornar o documento mais inclusivo.

Essas novas regras devem ser publicadas no "Diário Oficial da União" no fim de junho e, então, passarão a valer de modo imediato. Os estados têm até 6 de novembro para aderir à emissão do novo documento.

25-05-2023 às 20:28 Sinserah
Ainda dizem que isso é inclusivo? E quanto aos que querem demonstrar o gênero ao qual se identificam? Todos os homens e mulheres trans que lutaram pra ter incluído em seu documento o sexo pelo qual quer ser chamado? O sexo pelo qual tanto lutaram pra ter reconhecimento. Nem todos gostamos nem queremos ser gênero neutro
24-05-2023 às 20:22 Yáskara
Amei. Fiz a minha ontem e já coloquei meu nome completo Yáskara Pavani Di Lukesi
24-05-2023 às 17:06 Celçu
Tá.