por Redação MundoMais
Quinta-feira, 29 de Junho de 2023

Mauro e Rafael estavam juntos há 12 anos quando Mauricio de Sousa publicou uma foto junto do casal em suas redes sociais. A legenda não tinha qualquer firula, era prática e descritiva: “Eu, meu filho e meu genro”. Mauro se surpreendeu com a publicação. Sua homossexualidade nunca havia sido questionada pela família, ele sequer precisou anunciar aos seus sobre sua forma de amar. A própria mãe o fez, depois de uma conversa acolhedora.
Logo Mauro conheceu Rafa, e o acolhimento se estendeu a ele de uma forma tão bonita que Mauro achou que estava a salvo. Mas a guarida ficou restrita à casa. Quando Mauricio publicou a foto, seguidores do maior cartunista do país ostensivamente decidiram atacar Mauro, pura e simplesmente por sua sexualidade.
Mauro detalhou o doloroso processo de sair do armário publicamente, para pessoas desconhecidas (muitas delas, criminosas).
“Quando meu pai postou aquela foto, em 2019, recebi uma enxurrada de comentários – dos mais bonitos aos mais feios aos mais horrorosos. Fiquei apavorado porque não tinha passado por isso em casa. A sensação era de que todas aquelas pessoas queriam que eu voltasse para o armário.”
Mauro teve crises de pânico. Sair na rua era aterrorizante; dormir, um tormento. Ele se encolhia na cama, com os braços apertando as pernas contra o tronco fortemente, numa tentativa de abrigar a si mesmo. “Tinha medo o tempo todo. Medo de ser quem eu era, de ser reconhecido na rua. Recebi tudo quanto é tipo de ameaça. Acho importante ressaltar que vivi tudo isso mesmo sendo um cara privilegiado, que tem apoio da família. Foi um processo muito denso, precisei de bastante terapia até chegar onde estou hoje. Sou bem resolvido com tudo que aconteceu, me fortaleceu, sim, mas não desejo isso para ninguém.”
“Me fortaleceu como pessoa, profissional, como gay e ativista. Hoje, sou alguém que tem muita consciência do que fala, alguém cujos principais pilares de vida são abraçar a causa LGBT+ e lutar por ela.”
Mauro é diretor da Mauricio de Sousa produções e está à frente do mais novo espetáculo de 60 anos da Turma da Mônica, que estreia em 1º de julho em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vive, atualmente, sua melhor fase profissional e pessoal, que leva como herança a terapia. Não parou a análise. Faz terapia individual e familiar, junto de Rafael, que, segundo ele, segurou a onda e o fortaleceu quando tudo desabou.
*Fonte: Nós Terra