ASSINE JÁ ENTRAR
Promocao
Promocao

Quem é Quinn? Conheça a 1ª pessoa trans a disputar uma Copa do Mundo

Atleta da seleção do Canadá é uma pessoa trans não binária e usa os pronomes elu/delu.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

Quinn, da seleção de futebol canadense está fazendo história nesta Copa do Mundo feminina: é a primeira pessoa trans não binária a participar de todas as edições da competição, inclusive das masculinas. E este não é seu primeiro feito, pois também faturou uma medalha de ouro no futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2021.

O talento para os esportes começou cedo, ainda criança, quando Quinn tinha apenas seis anos de idade e já participava de competições natação, hockey e ski. Mais tarde, quando participava pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi chamade pela jogar na Liga Nacional Feminina do país.

Em novembro de 2020, fez uma cirurgia de mastectomia um pouco antes de competir nas Olimpíadas e estava preocupade sobre o quanto isso poderia afetar seu desempenho nos preparativos para a competição esportiva. Contudo, o procedimento foi um sucesso e o time levou uma medalha de ouro. Um ano depois, Quinn fez um depoimento comovente sobre o ocorrido.

"Acontece que foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. A jornada de cada pessoa é diferente e, para mim, seguir o caminho da afirmação da cirurgia me deu conforto, confiança e alívio. O cuidado afirmativo deve ser um direito. Atualmente, o atendimento é inacessível para muitos devido aos custos, profissionais médicos discriminatórios e restrições do governo", lembrou em um post em rede social.

Desde a transição, Quinn usa os pronomes neutros elu/delu e optou por não adotar um novo nome e hoje usa somente seu sobrenome como identificação.

As colegas de time sempre apoiaram as decisões de Quinn e falam em entrevistas que sua presença na equipe é fundamental. “Nós brincamos que não merecemos Quinn”, disse a capitã Christine Sinclair ao Canadian Press. “Elu é uma boa pessoa”.

Quinn está à frente do projeto "See Them, Be Them" (em tradução livre, "Veja elus, Seja elus"), um programa que foi desenvolvido para ajudar a manter meninas e atletas de gêneros diversos, de 13 a 17 anos, engajados no futebol, dando-lhes acesso a um modelo verdadeiramente inspirador. Em entrevista ao site canadense Xtra, Quinn explicou que quer ser esse modelo de atleta profissional e trans.

"Espero poder compartilhar minhas próprias experiências e mostrar um caminho em que elus possam continuar nos esportes que amam, porque entendo que há muita pressão para meninas e atletes de gêneros diversos abandonarem o esporte. Espero que esta seja apenas outra maneira de as pessoas permanecerem no esporte [onde] possam se sentir inspiradas e conectadas."

26-07-2023 às 06:12 Crint
Nao entendi nada. Elu delu?
21-07-2023 às 20:44 Sincerah
Você pode ser o que quiser, mas se apropriar da palavra trans sendo que se identifica como não binária é jogar anos de humilhação e sofrimento que os trans de verdade passaram e ainda passam. E esse tipo de pessoa que só quer aparecer na agenda lacrativa que não acrescentam nada aos LGBT
21-07-2023 às 17:28 Eu
Tá.