ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Musical sobre ativista Herbert Daniel estreia em São Paulo

Com dramaturgia e direção de Zé Henrique de Paula, espetáculo "Codinome Daniel" conta a história do jornalista que lutou pela causa LGBT+ na época da Ditadura.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024

Sob as luzes do palco do Núcleo Experimental, emerge “Codinome Daniel”, um espetáculo que entrelaça arte e ativismo, estreando em 12 de janeiro de 2024. No bairro Barra Funda, em São Paulo, o musical se estenderá até 4 de março, com apresentações às segundas, sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h.

“Codinome Daniel”, concebido por Zé Henrique de Paula (dramaturgia, direção e letras) e Fernanda Maia (música), reverencia a trajetória de Herbert Daniel (1946-1992), um jornalista e ativista LGBT+ cuja luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV foi notória. O elenco é estrelado por nomes como Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

“Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade”. Acreditamos que o teatro – uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude (ele foi também dramaturgo) – pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBT+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.

Em meio à opressão da ditadura e do preconceito, Herbert Daniel, que também se exilou em Portugal e na França, onde recebeu o diagnóstico de HIV, emerge como uma figura de resistência e inspiração. Ele cofundou o grupo Pela VIDDA e o Partido Verde, contribuindo significativamente para os direitos da comunidade LGBT+ e outros grupos marginalizados.

A peça se une aos espetáculos “Lembro todo dia de você” e “Brenda Lee e o palácio das princesas” para formar a “Trilogia Para a Vida”, explorando a temática do HIV no Brasil. Herbert Daniel, nascido Herbert Eustáquio de Carvalho, é lembrado não apenas por sua luta contra a ditadura, mas também por sua coragem em abraçar sua identidade gay em um contexto desafiador. Sua vida é um testemunho da luta contínua por direitos humanos e liberdade.

A biografia “Revolucionário e Gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel”, escrita pelo historiador James Green, é a principal inspiração para a narrativa do espetáculo.

Serviço:

• “Codinome Daniel” Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda – São Paulo, SP
• Temporada: 12 de janeiro a 4 de março de 2024 (sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h)
• Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia), disponíveis no Sympla
• Classificação: 12 anos
• Duração: 120 minutos
• Informações adicionais podem ser encontradas no Instagram @nucleoexp .
• Este projeto integra o 40º Programa Municipal de Fomento ao Teatro de São Paulo.

09-01-2024 às 11:15 Olivia Palita
ta.
09-01-2024 às 09:22 ^^
O "merchandising" da Casas Bahia, imagino ele transando: deve ser bem Maravilhoso!!!