ASSINE JÁ ENTRAR

De intersexo a mulher trans, Buba surpreende no remake de 'Renascer'

Cena íntima da personagem com José Venâncio foi elogiada nas redes: 'Apostando muito nesse casal'.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024

No capítulo da novela Renascer da última quarta-feira, 7, a personagem Buba foi apresentada aos telespectadores em cena com José Venâncio (Rodrigo Simas). Buba é interpretada por Gabriela Medeiros. Os dois contracenaram em cena íntima, em que a personagem também revelou que é uma mulher trans - diferente do enredo original, que a apresentava como "hermafrodita" (termo que caiu em desuso para a palavra "intersexo").

Na versão original de Renascer, de 1993, o roteiro original de Benedito Ruy Barbosa colocava Buba como intersexo, mas Bruno Luperi, autor do remake e neto de Benedito, preferiu trocar o perfil da personagem para transexual. Em entrevista para o Diário do Nordeste, ele fala que: "Buba tem uma função dramática de uma personagem que se relaciona com o filho de um protagonista que é um coronel".

Ele comentou também, durante a entrevista, sobre a função que a novela tem para o espectador: "É uma novela que tem questões muito, muito delicadas. Acho que uma das atualizações que essa novela precisa é dialogar com nosso tempo. Então, eu acho que esse é novo momento, de uma sociedade mais alerta, com mais pautas e urgências de como querem ver essas pautas sendo discutidas e aprofundadas", disse.

Internautas que não haviam visto a primeira edição da novela se surpreenderam com a cena do remake, além de terem expressado carinho pela atriz e elogiado a atuação de Rodrigo Simas. "Amei a estreia da Buba", disse um. Confira trecho em que Buba conta que é transexual e a reação dos espectadores:

12-02-2024 às 11:52 Lipe
“Homem que faz sexo com homem” não é necessariamente bissexual. Esse termo surgiu inclusive para colocar atores pornôs e prostitutos, que só fazem sexo com outros homens por dinheiro.
10-02-2024 às 15:27 Para Lipe
Está caindo em desuso a expressão "'bissexual"; como que buscando mantê-lo "hetero", surgiu a expressão: "Homem que faz sexo com Homem" (HSH)!
09-02-2024 às 18:37 Lipe
Existe trans até na novela das seis. O intersexo continua apagado como os assexuados e bissexuais na mídia.
08-02-2024 às 18:38 &
Ta.
08-02-2024 às 16:58 ^^
É aquela máxima: a gente ser como é ou como quer e o (a) parceiro (a) aceitar dessa forma! Se há quem tenha fetiche em penetrar cis, já ouvi mesmo em tom maroto: "Tem que ser tão peludo?" Nem por isso, impediu termos o romance, que chegou a ser até longo!