ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

SP estreia Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro

Documentário lança luz sobre a escassa representatividade trans na indústria cinematográfica nacional.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

O documentário “Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro” marca sua chegada à São Paulo, após um lançamento bem-recebido em Goiânia, trazendo consigo um debate crucial sobre a representatividade trans na sétima arte do país. Com duas exibições programadas para o dia 22 de fevereiro, às 20h, no Cine Satyros Bijou, o evento promete ser uma ocasião de reflexão e discussão, seguida de um bate-papo enriquecedor com o diretor Cristiano Sousa e participantes do projeto, além de um coquetel para os convidados.

A obra se insere no contexto do cinema LGBT+ brasileiro, buscando aprofundar a compreensão sobre a vida e as lutas das pessoas transgênero por meio do olhar cinematográfico. Por meio de dez entrevistas com artistas trans, o documentário transcende a mera representação estereotipada, apresentando um panorama mais complexo e diversificado das experiências dessas pessoas.

Cristiano Sousa, responsável pela direção e roteiro, conduz o espectador por uma jornada que não apenas narra as adversidades enfrentadas por pessoas trans na indústria cinematográfica, mas também celebra seus triunfos. Apesar dos progressos observados nos últimos anos, a representatividade trans ainda é insuficiente, especialmente em posições de liderança e em papéis protagonistas.

O diretor destaca a importância de reconhecer essa lacuna e expressa seu desejo de que o documentário sirva como um catalisador para mudanças, promovendo uma maior inclusão de vozes transgênero na criação e narrativa cinematográficas.

“Esperamos que a plateia perceba essa carência de representatividade trans. Ainda há um longo caminho a percorrer, e a expectativa é que esse documentário contribua para essa conscientização”, enfatiza Sousa.

Além disso, o cineasta ressalta a necessidade de ampliar os espaços de atuação para diretores e diretoras trans no cinema nacional, evidenciando que, até o momento, o Brasil não conta com longas-metragens de ficção dirigidos por indivíduos não cisgêneros. A esperança é que “Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro” inspire uma nova onda de produções que abordem a diversidade de experiências, profissões e realidades vividas por pessoas trans, enriquecendo o cinema brasileiro com perspectivas autênticas e variadas.

Serviço:

• Evento: Exibição especial do Documentário “Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro”
• Data: 22 de fevereiro, às 20h. • Local: Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, nº 172 – São Paulo, SP
• Entrada: Gratuita
• Mais informações e reservas: Sympla.

21-02-2024 às 14:07 Xica Da Silva
Tá.