ASSINE JÁ ENTRAR

Gana aprova projeto de lei que prevê pena de prisão para pessoas LGBT+ e defensores

Medida é considerada uma das mais severas entre países do continente africano que proíbem relacionamento homoafetivo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

O Parlamento de Gana aprovou um projeto de lei que limita ainda mais os direitos da comunidade LGBT+ na última quarta-feira, 28. O projeto prevê pena de até três anos de prisão para pessoas em relações homoafetivas e pessoas trans e até cinco anos de prisão para quem defender os direitos de pessoas LGBT+.

O texto do "projeto antigay", oficialmente chamado de lei de Promoção dos Direitos Sexuais Humanos e Valores Familiares de Gana, foi apoiado por uma coalizão de líderes tradicionais cristãos e muçulmanos e apresentado em junho de 2021.

Com a aprovação do Parlamento, agora, a lei deve ser sancionada pelo presidente Nana Akufo-Addo, que ainda não confirmou se irá assinar o projeto. Em dezembro, Nana deixará a presidência após dois mandatos.

De acordo com a agência de notícias Acra, Audrey Gadzekpo, a presidente do Conselho do Centro de Desenvolvimento Democrático de Gana (CDD), solicitou, um dia antes da aprovação do projeto pelo Parlamento, que o presidente do país não aprovasse a lei.

Segundo ela, "os direitos humanos não dependem da aprovação da maioria" e espera que a lei possa ser revogada futuramente, caso ela seja aprovada por Nana Akufo-Addo.

"Gana é um país secular e multi-religioso, com mais de 50 grupos étnicos com práticas culturais e crenças diferentes. Qualquer tentativa de criar um único sistema de valores culturais para Gana apaga o belo mosaico cultural que nos torna um povo único", disse Audrey Gadzekpo.

De acordo com a CBS, os ataques contra a comunidade LGBT+ cresceram nas últimas semanas, em decorrência do debate sobre o projeto de lei. A emissora revelou que ativistas informaram que pessoas foram roubadas e ameaçadas de serem expostas. Além disso, estudantes foram atacados e expulsos de escolas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, em 2021, que o projeto de lei que restringe os direitos da comunidade LGBT+ "criaria um sistema de discriminação e violência patrocinado pelo Estado".

04-03-2024 às 14:58 Resposta ao Crente Conservador Bolsonarista
Vai tomar no cu
01-03-2024 às 23:08 Crente Conservador Bolsonarista
Um país que defende a boa moral e a família tradicional. Merece nosso respeito. Pena que o Brasil tá virado de ponta a cabeça.
29-02-2024 às 23:32 Zequinha
Sempre as religiões monoteístas islâmica e cristã retirando liberdades em nome de deus
29-02-2024 às 14:58 Marcio
Simples, é só as mana do Brasil, não ir morar lá. Prender uma pessoa por ser gay, é o cumulo do absurdo! Boa tarde.