ASSINE JÁ ENTRAR

Peça inspirada em Dom Casmurro aborda temática gay nas entrelinhas de Machado de Assis

“O Seminarista” traz Bentinho e Escobar sobre a temática LGBT+ e aborda as consequências de reprimir sentimentos.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 01 de Abril de 2024

Apresentada, pela primeira vez, em junho de 2023, a peça teatral “O Seminarista” volta aos palcos do Rio de Janeiro. Dos dias 06 a 28 de abril, o espetáculo poderá ser acompanhado no Espaço Provocações, no Shopping Barra Point, ao lado do metrô Jardim Oceânico. As apresentações serão aos sábados, às 20h, e aos domingos, começando às 19h30, um pouco mais cedo. Inspirada em “Dom Casmurro”, obra de Machado de Assis, a peça faz uma análise da temática LGBT+ presente no livro e sobre as consequências de reprimir sentimentos.

A trama

O teatro acompanha a juventude de Bentinho e a época em que esteve no Seminário, devido à promessa de sua mãe. A trama percorre a relação entre o protagonista e Escobar, que fica cada vez mais forte enquanto são colegas de quarto, ao passo que Bentinho também sente falta de sua amada Capitu. São abordadas questões do texto de Machado de Assis que ficam subentendidas, explorando as interpretações que o autor deixa ao leitor.

Apesar de apresentar novas interpretações, o idealizador do projeto, Cleto Araújo, revela que nada foi inventado. “Algumas pessoas se surpreendem quando eu digo que não inventamos nada. Tudo que vemos na peça está no livro. De um jeito ou de outro está lá, é só ler com mais atenção. Algumas falas, inclusive, são exatamente como no livro. E então, as pessoas retomam a leitura do romance de Machado de Assis e ficam chocadas de nunca terem percebido determinadas situações”, conta.

Elenco e ingressos

Além de Cleto Araújo, que vive o protagonista Bentinho, o elenco conta com Rodrigo Gil interpretando Escobar e Dona Glória, mãe de Bentinho, e Sofia Monti, que dá vida à Capitu e José Dias, médico e amigo da família.

Os ingressos podem ser adquiridos de forma on-line, através da Sympla, em preços que variam de R$ 30 a R$ 60. Informações extras sobre titularidade e troca podem ser conferidas diretamente na plataforma. A peça é da Acorde Produção Artísticas e a classificação indicativa é a partir de 14 anos. Com duração de aproximadamente 50 minutos, a apresentação foca no gênero drama e aborda questões LGBT+.

Peça estreou em 2023

“O Seminarista” foi apresentado, pela primeira vez, em junho de 2023. Na época, em texto ao Diário Carioca, Cleto Araújo comentou um pouco sobre a obra: “Machado de Assis foi tão genial que deixou muitos nós desatados em ‘Dom Casmurro’ para que o leitor, a partir de suas vivências, pudesse apertá-los e tirar suas próprias conclusões. Dentro de uma única história, é possível levantar questões sobre racismo, violência contra mulher, diversidade sexual, entre tantos outros. Eu, sendo um homem gay, li um livro completamente diferente do que provavelmente um homem hétero leu. E é justamente a história que eu li que eu resolvi contar nessa peça”.

As apresentações ocorreram no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, também no Rio de Janeiro, próximo ao metrô Nossa Senhora da Paz, e atraiu um grande público.

01-04-2024 às 11:52 EntreLinhas
A Sexualidade, para outras gerações, teve um "perfil" único e era envolta em "trocadilhos": no futebol, geralmente os veteranos comentaristas regionais, ainda dizem, que técnico do "time tal" conta entre "seus homens" para ganhar o jogo (...)! Em Corporações Empresariais, os Assessores de CEO/s, já aconteceu de serem chamados de "seu homem forte" equivalente a expressão "Seu braço direito"! Como já foi reconhecido a atração no modo "sapiosexual", Não sendo raro homens e mulheres, poderem vir a se relacionar hetero como homo!