ASSINE JÁ ENTRAR

Cantor cristão lança livro sobre jornada ao declarar sua homossexualidade

Obra de Gil Monteiro aborda os desafios e lutas enfrentados ao revelar sua sexualidade em meio religioso.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 03 de Abril de 2024

O cantor cristão Gil Monteiro divulgou, recentemente, a publicação do livro “Será que Ele é?”, em que conta um pouco sobre sua jornada ao se declarar homossexual perante a igreja. Lançado em 17 de fevereiro, o livro percorre suas angústias, medos e lutas ao expor sua sexualidade.

“Será que Ele é?” nos convida a conhecer um pouco mais sobre a vida de uma pessoa que precisa esconder sua verdadeira identidade, frente ao meio em que convive. Apesar da modernidade, muitos setores da sociedade, principalmente os que envolvem a fé, não são abertos a entender, sequer aceitar, uma orientação sexual fora do “padrão”, que é a heterossexualidade. “Escrever esse livro gerou uma mistura de sentimentos. Revisitar essas partes da minha história foi terapêutico porque me ajudou a ver por outro ângulo os fatos e ressignificar o impacto em que sou hoje. Me fez enxergar ainda mais forte como os armários da sociedade e religião podem abafar uma vida, independentemente da idade. Mas também me mostrou a evolução da trajetória, um caminho para se orgulhar!”

Vivendo calado, com medo do julgamento e sentindo-se culpado, Gil Monteiro passou muito tempo de sua vida tentando entender seus sentimentos e vontades. Somente em junho de 2022, já com carreira sólida no mundo da música, decidiu se expor e declarar sua sexualidade, em live, para a família, amigos e a sociedade. Apesar de todas as críticas, o lançamento do seu álbum naquele ano foi um sucesso.

“Espero que o leitor tenha empatia, que calce os meus sapatos para pisar dentro dessa realidade que fica escondida no armário e no coração de tanta gente que passa por algo parecido. Aos heterossexuais, desejo que a leitura desperte a capacidade de diálogo, mudança de mentalidade e comprometimento em seu um aliado às pessoas LGBT’s mais próximas. Às pessoas LGBT’s, espero que a obra gere identificação e esperança de vencer qualquer armário e ser sinal de amor, vida e diversidade na sociedade”.

Com prefácio escrito pelo ator e amigo de Gil, Carmo Della Vecchio, esta obra vai muito além da vida do cantor. Ela nos permite mergulhar nas vivências de pessoas LGBT+ que precisam se esconder em espaços religiosos, onde suas relações homoafetivas são vistas como pecaminosas. A história de Gil é uma dentre as várias espalhadas ao redor do mundo.

Sobre Gil Monteiro

Gil Monteiro é um cantor e compositor natural de Rio Branco do Sul, no Paraná, que atualmente vive em São Paulo. Formado em Engenharia Civil, Gil decidiu dedicar-se à música, acumulando mais de 24 milhões de visualizações no YouTube e três álbuns solo, com canções que vão do pop rock ao folk.