ASSINE JÁ ENTRAR

Neste sábado, MASP oferece entrada gratuita para mostras sobre diversidade LGBT+

Na véspera da Parada LGBT+, o MASP abre suas portas para que o público visite gratuitamente exposições ligadas à comunidade.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 31 de Maio de 2024

Em comemoração ao início do mês do Orgulho LGBT+, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), oferece entrada gratuita visitantes no próximo sábado, dia 1º de junho. No dia anterior à realização da Parada LGBT+, o público poderá visitar todas as exposições em cartaz e que, neste ano, são dedicadas às “Histórias da Diversidade LGBTQIAP+”. A entrada franca acontece por uma parceria entre o MASP e a Unilever.

Entre as exposições em cartaz está a inédita coleção de obras do pintor irlandês, Francis Bacon. A mostra “Francis Bacon: a beleza da carne” reúne mais de 20 pinturas produzidas pelo artista ao longo de quatro décadas de trabalho e apresenta retratos e nus de homens que foram marcantes para Bacon no decorrer de sua vida, como Peter Lacy (1916-1962) e George Dyer (1934-1971).

A exposição evidencia como as características das pinturas de Francis Bacon, como a ambiguidade entre desejo e violência, e a presença do erotismo e das relações homoafetivas, foram importantes para a presença queer nas artes visuais em um período em que a homossexualidade era criminalizada na Inglaterra.

Também está em cartaz a exposição “Arte não é o bastante”, de autoria do coletivo estadunidense Gran Fury, conhecido mundialmente como uma referência do ativismo artístico. Sendo exposta pela primeira vez na América Latina, as obras do coletivo focalizam a atuação negligente do governo dos Estados Unidos diante da crise de AIDS que ocorreu entre os anos 1980 e 1990.

Encerrando as participações internacionais do acervo, está sendo exibida a mostra audiovisual da artista estadunidense Tourmaline. Os três trabalhos videográficos da artista, “Atlantic is a sea of bones” (2017), “Happy Birthday, Marsha!” (2018) e “Salacia” (2019), são exibidos na sala de vídeo e, por meio da mescla entre realidade e ficção, constroem um retrato de personalidades das comunidades negra e LGBT+ dos Estados Unidos, resgatando e ressignificando suas narrativas.

Além das exposições internacionais, o MASP também apresenta a mostra “Mário de Andrade: duas vidas”, que exibe mais 80 obras retiradas do acervo particular de um do escritor e intelectual do movimento modernista brasileiro. Composta por pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, a exposição traz obras com que o escritor conviveu em seu cotidiano e reflete, a partir de uma perspectiva queer, sobre a dualidade vivida por Andrade em suas vidas pessoal e profissional.

Serviço:

• Gratuidade Unilever: 1° de junho de 2024
• Francis Bacon: a beleza da carne – 1º andar, em cartaz até 28 de julho
• Gran Fury: arte não é o bastante e Mário de Andrade: duas vidas – 1o subsolo – Galeria e mezanino, em cartaz até 09 de junho
• Sala de vídeo: Tourmaline – 2o subsolo, em cartaz até 23 de junho

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
• Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP
• Horários: terça-feira grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas
• Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
• Ingressos: R$ 70 (entrada); R$ 35 (meia-entrada)