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Yves Saint Laurent expande programa contra relacionamentos abusivos para LGBT+

Iniciativa "Abuso Não é Amor" agora abrange casais homoafetivos, após uma pesquisa encomendada pela YSL Beauty indicar taxas preocupantes de abuso em relacionamentos LGBT+.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 05 de Junho de 2024

Em 2024, o Grupo L’Oréal, por meio de sua subsidiária Yves Saint Laurent Beauty, tomou a decisão de expandir a atuação de seu programa de prevenção e combate à violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI), para que a comunidade LGBT+ também seja amparada.

Criada em 2023, a iniciativa “Abuso Não é Amor” focalizava apenas o público feminino, devido ao fato de possuir uma maior recorrência entre as vítimas de VPI. Seu principal propósito é, além de conscientizar, promover o acesso a recurso educacionais e treinamentos que contribuam para que essa violência seja identificada e também combatida.

Embora tenha sido idealizada com foco nas mulheres, a empresa compreendeu que os casos dessa violência também alcançam os casais homoafetivos e reconheceu a necessidade de expandir as fronteiras do programa.

A ampliação da iniciativa tem como base uma pesquisa encomendada pela própria YSL Beauty e que coletou dados de cerca de seis mil pessoas em cinco países. As informações finais indicaram uma elevada taxa de vítimas de VPI entre os casais da comunidade LGBT+, em torno de 31% dos participantes.

Os resultados da pesquisa apontaram, também, para um processo de invisibilização da comunidade LGBT+, o que contribui para o agravo de casos de VPI entre essas pessoas. De acordo com as respostas fornecidas pelos participantes, uma parte significativa dos membros da comunidade LGBT+ não identifica a presença de representatividade quando a mídia narra situações de violência praticada pelo parceiro íntimo.

Sobre a Yves Saint Laurent e o Grupo L’Oréal

Criada em 1962 pelo designer de moda francês de mesmo nome, a Yves Saint Laurent Beauty começou como uma grife de alta costura e, ao longo dos anos, se expandiu para outras áreas do mercado da beleza. Em 1964, o primeiro perfume sob o selo YSL Beauty, chamado de “Y” e destinado ao público masculino, chegou às prateleiras. Já no fim dos anos 1970, a grife lançava sua primeira linha de maquiagens.

No Brasil, o responsável por administrar a YSL Beauty é o Grupo L’Oréal, também de origem francesa e fundado em 1909 por Eugène Schueller e que, atualmente administra mais de 37 marcas em todo o mundo.