por Redação MundoMais
Segunda-feira, 05 de Agosto de 2024
No último sábado (03), o atleta francês Anthony Ammirati, 21 anos, foi eliminado da competição de salto com vara nas Olimpíadas de Paris 2024 de forma inusitada. Durante a prova, Ammirati, que já havia alcançado a marca de 5,60 metros, esbarrou o órgão genital no sarrafo, derrubando a barra e sendo desclassificado da competição.
O incidente levou o atleta ao 12º lugar geral, abaixo dos 5,70 metros necessários para avançar para a próxima fase. O clube pelo qual Anthony compete, “Envol“, demonstrou apoio ao atleta, destacando seu esforço e dedicação apesar dos desafios nas últimas semanas. “Estamos orgulhosos de você, Anthony Ammirati, apesar das últimas duas semanas fisicamente desgastado, você conseguiu“, afirmou o clube em uma postagem.
Internautas reagem
A cena foi rapidamente compartilhada nas redes sociais, virando meme. Os internautas reagiram com piadas e comentários sobre o incidente. Um usuário do X (antigo Twitter) comentou: “Ammirati foi eliminado por ser superdotado“. Um comentário em inglês dizia: “O saltador com vara francês Anthony Ammirati, de 21 anos, pode ter perdido o ouro olímpico, mas vejo grandes coisas em seu futuro“, fazendo um trocadilho com o ocorrido.
Um internauta comentou brincando que: “Mesmo tendo perdido o jogo, de certa forma, ele ganhou a vida“. Enquanto isso, outro usuário do X fez uma piada: “Que ironia, errar o salto com vara por causa da vara“.
Apesar da eliminação, Ammirati ganhou notoriedade nas redes sociais. Seu perfil no Instagram viu um aumento significativo de seguidores, saltando de 11,8 mil para 26 mil em poucas horas. Diversos internautas, em tom de brincadeira, sugeriram que ele criasse uma conta em plataformas de conteúdo adulto.
Anthony Ammirati não avança na competição
O salto com vara nas Olimpíadas de Paris 2024 viu o sueco Armand Duplantis como vencedor, seguido por Sondre Guttormsen e Emmanouíl Karalís. Apenas 10 dos 15 atletas avançaram para a fase seguinte, enquanto Ammirati ficou de fora devido ao incidente. Anthony Ammirati, uma promessa do atletismo francês, foi vencedor da medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 em 2022. Ele também conseguiu um recorde ao saltar 5m81 no sub-20, ultrapassando sua própria meta para a competição em Paris. Natural de Grasse, na França, ele começou a praticar salto com vara aos 12 anos e tinha potencial para competir em decatlo. Além de sua carreira esportiva, ele é militar e se descreve como uma pessoa muito competitiva, otimista e gentil.