ASSINE JÁ ENTRAR

Mostra de cinema no RJ debate sobre identidades marginalizadas

De 25 a 29 de setembro, o evento gratuito oferecerá 20 filmes e atividades formativas focadas em cineastas negros, indígenas e LGBT+.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Dos dias 25 a 29 de setembro, acontece a 4ª Mostra de Cinema IFÉ, que oferece uma programação repleta de filmes, oficinas, masterclasses e debates gratuitos no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá no Cinema Nosso e no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, focando na representação de cineastas negros, indígenas e LGBT+.

Programação da mostra

Este ano, a mostra apresentará 20 filmes, organizados em quatro eixos temáticos: Afetividades negras, Memórias não lineares do tempo, Mitologias afro diaspóricas e Futuridades ancestrais. Cada sessão será seguida de bate-papos com os realizadores, proporcionando uma plataforma para discussão e reflexão sobre as obras.

Além das exibições, a mostra contará com uma série de atividades formativas que incluem oficinas e masterclasses com profissionais renomados do cinema brasileiro. Destacam-se as oficinas de Roberta Holiday e os Irmãos Carvalho, que abordarão temas desde a arte visual até a direção de filmes em comunidades marginalizadas.

“As oficinas, por exemplo, são ações voltadas para jovens estudantes da rede pública de ensino, e além de proporcionar um conhecimento introdutório sobre alguma área da cadeia do audiovisual, buscam sobretudo, ofertar para esses jovens uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, afirma a diretora da mostra Ana Beatriz Silva.

Entre os destaques da programação está a masterclass de Diego Paulino, que discutirá narrativas especulativas no cinema, e a de Renata Martins, que explorará o uso do audiovisual como ferramenta de empoderamento. “A 4ª Mostra de Cinema IFÉ pretende garantir em mais uma edição a disseminação de novas narrativas, assegurar através das exibições dos filmes e das atividades formativas um espaço crítico, diverso e fomentador de novas produções e realizadores”, conta Silva.

Os painéis formativos são outra característica importante da mostra, com temas que vão desde a representação dos povos originários no cinema até as inovações sonoras no audiovisual. A programação é complementada por performances musicais, incluindo shows da cantora Azula e do grupo Moça Prosa, que oferecem ao público uma experiência cultural integrada.

Os interessados em participar das oficinas ou assistir às sessões de cinema podem se inscrever ou retirar ingressos através das plataformas Sympla e Riocultura a partir de 11 de setembro. Informações adicionais sobre a Mostra de Cinema IFÉ estão disponíveis no site oficial e no Instagram @mostraife.

24-09-2024 às 18:13 João Alberto
Eventos como estes fortalece aos segmentos indígenas, afro e LBTQIA+.
24-09-2024 às 11:24 Mara Bucetilha-Liga pá eu.
Tá bão minzinfio.