por Redação MundoMais
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
O Circuito Spcine promove, no próximo dia 30 de abril, uma sessão especial do longa-metragem Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso. A exibição ocorre às 19h na sala do Centro Cultural Olido, no Centro Histórico de São Paulo, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos duas horas antes do início.
Após a projeção, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor Esmir Filho e o ator Jesuíta Barbosa, que interpreta Ney Matogrosso no filme.
Homem com H é uma coprodução da Spcine, com apoio do Edital de Finalização 2024, e retrata a vida do artista desde a infância em Bela Vista (MS), marcada por conflitos familiares, até sua consagração como um dos principais nomes da música brasileira. A narrativa percorre momentos centrais da carreira, como a estreia em São Paulo, o sucesso com o grupo Secos & Molhados, além de relacionamentos pessoais importantes, como com Cazuza e Marco de Maria.
Paralelamente à exibição especial, nesta mesma quarta-feira, às 19h30, o Canal Brasil transmite uma entrevista inédita de Jesuíta Barbosa para o programa Cinejornal, gravada no set de filmagem do longa. Em conversa com a apresentadora Simone Zuccolotto, o ator compartilhou o desafio de interpretar diferentes fases da vida de Ney Matogrosso: “É uma intensidade perceber o filme acontecendo durante décadas e olhar para isso, fisicamente, com essa construção que tentamos trazer junto com a caracterização e os ensaios. A mim ficou esse desafio de permear por esses anos todos. O Ney tem uma integridade e ética no trabalho muito grande. Acho que tudo o que ele escolhe ou escolheu fazer é muito minucioso, ele não faz nada o que não quer, e isso constrói a carreira dele.”
O filme estreia oficialmente nos cinemas em 1º de maio, com sessões antecipadas já no dia 30 de abril em diversas salas pelo país. Produzido pela Paris Entretenimento e distribuído pela Paris Filmes, Homem com H reúne no elenco, além de Jesuíta Barbosa, os atores Jullio Reis, como Cazuza, e Bruno Montaleone, interpretando Marco de Maria.
O diretor Esmir Filho também comentou o processo criativo e sua conexão pessoal com a história de Ney: “Quando recebi esse convite, pensei: ‘se tivesse um artista brasileiro que pudesse retratar ou fazer uma cinebiografia seria a do Ney Matogrosso’. Então, foi um presente pra mim! O Ney tem uma vida tão cheia de curvas e plot twists maravilhosos! O Ney representa liberdade, essa pulsão no corpo que ousa existir, que ousa ir de encontro ou contestar qualquer autoridade que queira reprimi-lo. Então, por que não fazemos um recorte emocional? É um filme sobre expressão e sobre você amar.”
Homem com H ainda destaca performances emblemáticas do cantor, embalada por clássicos como “Rosa de Hiroshima”, “Sangue Latino”, “O Vira”, “Bandido Corazón”, “Postal de Amor”, “Não Existe Pecado ao Sul do Equador”, “Encantado” e “Homem com H”.
Serviço:
• Sessão Especial Spcine – Homem com H
• Data: 30 de abril (terça-feira)
• Horário: 19h
• Local: Centro Cultural Olido – Av. São João, 473 – São Paulo, SP
• Entrada gratuita (retirada de ingressos 2h antes da sessão, sujeita à lotação)
• Participações: Esmir Filho (diretor) e Jesuíta Barbosa (ator)