por Redação MundoMais
Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
Um vídeo feito e partilhado por um turista português, identificado como o escritor algarvio Fábio Nobre, causou polêmica na imprensa brasileira, ao mesmo tempo que delicia os internautas que já tornaram as suas palavras virais.
Depois de três semanas de férias em terras de Vera Cruz, o português afirma que "as mulheres brasileiras são as mais bonitas do mundo", mas é uma pena os homens de lá não se interessarem por elas, pois na sua maioria são "viados".
O escritor afirmou-se surpreendido com a quantidade de homens gays que encontrou durante a viagem pelo país, comentário que foi interpretado por parte de quem ouviu como preconceituoso, demonstrando uma leitura redutora e superficial da realidade brasileira.
Apesar da polêmica, Fábio Nobre também faz elogios ao país, destacando a receptividade, o calor humano e a energia que encontrou, especialmente entre os baianos. “O Brasil pode ser mais pobre por fora, mas é muito mais rico por dentro”, afirmou o escritor, dizendo ter retornado a Portugal com uma espécie de “ressaca" emocional pós-viagem.
"O espanto do turista português diante da quantidade de gays no Brasil pode até fazer algum sentido, mas a surpresa não disfarça a hipocrisia: finge surpresa enquanto vem de um país em que Lisboa e Porto disputam rankings globais de cidades mais 'gay-friendly'", escreveu o jornalista Rodolfo Oliveira, do 'Diário 360', sobre o vídeo que está gerando debate nas redes sociais.