ASSINE JÁ ENTRAR

Vereador e município do Mato Grosso são condenados após falas sobre LGBT+

Justiça impõe condenação após discursos considerados homofóbicos.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026

A Justiça condenou o município de Cáceres (MT), e o vereador Clodomiro da Silveira Pereira Júnior, conhecido como “Pastor Júnior” (PL), por falas consideradas homofóbicas feitas durante uma sessão da Câmara Municipal em 2023.

O caso aconteceu durante uma audiência pública que discutia um projeto de lei para incluir o Dia do Orgulho LGBT+ no calendário oficial da cidade, localizada a cerca de 220 km de Cuiabá. Durante o debate, manifestações contrárias à proposta foram feitas por parlamentares conservadores, líderes religiosos e outros participantes presentes na sessão.

A nova decisão amplia as responsabilizações relacionadas ao episódio, que já havia resultado na condenação de dois pastores e do pai de um adolescente ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos. Inicialmente, o processo também buscava responsabilizar o município pela realização da audiência, mas a prefeitura havia sido retirada da condenação em uma primeira decisão.

Na ação, o Ministério Público argumentou que os discursos realizados na tribuna ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e atingiram a dignidade da população LGBT+. Segundo o órgão, um espaço público pertencente ao Poder Legislativo foi utilizado para a divulgação de manifestações discriminatórias, configurando uma violação de direitos fundamentais.

A proposta de criação do Dia do Orgulho LGBT+ em Cáceres acabou rejeitada pela maioria dos vereadores após enfrentar resistência de setores conservadores e representantes de igrejas evangélicas. Em nota encaminhada o portal g1, a Prefeitura Municipal informou que ainda não foi oficialmente intimada da decisão, e afirmou que o pagamento da indenização por parte do município já foi encaminhado para análise jurídica.

07-08-2026 às 13:08 Mequilza
Ebaaaa.............+Um cão Homi-Fóbico, foi macetado com força.....Adoroooo Caraioooo!!!! O cabra é tão carniçento/Preconceituoso, que as bola do olho, xegam a ser torta....Uma pá lá...........Ota pá cá............Kkkkkkkkkkkkkkk!!!
07-08-2026 às 07:05 Marcos
Não espero nada diferente de religiosos.
06-08-2026 às 19:26 Jorge Jorge
Apenas uma lembrança: TODA a liberdade do Ocidente, inclusive para ser gay, surgiu no seio do Cristianismo. Toda. De modo que a eventual fala ofensiva de um pastor de Cáceres não altera a grande tradição de livre arbítrio, ensinamento que partiu de Jesus Cristo.