por Redação MundoMais
Terça-feira, 08 de Setembro de 2026
O Canal Brasil exibe “Homens de Barro” no dia 17 de setembro, às 20h. O longa-metragem dirigido por Angelisa Stein e codirigido por Fernando Musa integra a programação especial “Setembro LGBT+” e aparece como exibição inédita em material de divulgação da emissora.
Na história, Pássaro Tamai (Gui Mallmann) e Ângelo Miranda (João Pedro Prates) se envolvem enquanto suas famílias mantêm uma rivalidade antiga. O conflito alcança também Marciano (Alexandre Borin), irmão de Ângelo e amigo de infância de Pássaro, em uma relação marcada pelas desavenças herdadas dos pais. A produção é uma coprodução entre Brasil e Argentina e tem 72 minutos.
A referência a “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, parte dos próprios realizadores. A Valkyria Filmes, produtora brasileira do longa, apresenta “Homens de Barro” como “uma espécie de Romeu e Julieta com enfoque homossexual”. Em entrevista à Isto É Gente, Musa também relacionou diretamente a criação do filme à peça: “Homens de Barro é uma fábula equivalente ao que foi Romeo e Julieta.”
O filme, portanto, não faz uma adaptação formal da tragédia de Shakespeare, a referência está na estrutura do romance entre integrantes de famílias inimigas e nas consequências que essa rivalidade produz para os personagens.
Filmado em Porto Alegre
“Homens de Barro” foi rodado em 2022 nas regiões de Belém Novo, Lami e Restinga, em Porto Alegre. Angelisa Stein assina a direção, enquanto Fernando Musa, além da codireção, divide o roteiro com Gonzalo Heredia. A produção reúne a brasileira Valkyria Filmes e a argentina Dar a Luz Cine, com a Panda Filmes como produtora associada e distribuição da O2 Play.
Além de Gui Mallmann, João Pedro Prates e Alexandre Borin, foram convidados para o elenco Cassiano Ranzolin, Rafael Guerra, Gabriela Greco, Felicitas Chaves, Néstor Monasterio, Mariana Catalane, Bruno Fernandes e Artur Gaudenzi.
O longa passou pelos cinemas brasileiros em fevereiro de 2025.
Cinema LGBT+ no Canal Brasil em setembro
A exibição ocorre na mesma semana em que o Canal Brasil programou outras produções LGBT+. No domingo, 13 de setembro, às 19h30, vai ao ar “Pedagogias da Navalha: Se a palavra é um feitiço, minha língua é uma encruzilhada”, curta de Alma Flora, Colle Christine e Tiana Santos que articula poesia, ebó e ancestralidade travesti.
No dia seguinte, 14 de setembro, às 20h, a emissora exibe “Bate Cabelo!”, documentário dirigido por Luís Knihs que acompanha Márcia Pantera e a difusão do movimento que se tornou uma das marcas de performances drag brasileiras. O filme reúne ainda Natasha Princess, Silvetty Montilla, Gretta Star e Brunessa.
Serviço:
“Homens de Barro”
• Canal Brasil
• 17 de setembro de 2026
• 20h
• Duração: 72 minutos
* Fonte: Gayblog