ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Contra a intolerância

Deputado Jean Wyllys rebate declarações preconceituosas de Bolsonaro: “Ele é um hipócrita”.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 31 de Março de 2011

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), que protocolou com outros colegas uma representação na Corregedoria da Casa contra o parlamentar Jair Bolsonaro (PP-RJ), se irritou nesta quarta-feira com mais uma declaração polêmica do deputado. "Ele diz que está se lixando para o movimento gay. Eu estou me lixando para a justificativa dele, estou me lixando para a mentira e para o que ele tenha usado para se safar", disse.

Ao chegar ao Palácio do Planalto para o velório do ex-vice-presidente José Alencar, Bolsonaro desdenhou da repercussão entre o movimento pelos direitos dos homossexuais e sua sequência de declarações consideradas racistas e homofóbicas. (reveja aqui)

Sobre a explicação de Bolsonaro acerca da entrevista feita por Preta Gil, para o programa CQC, da Band, Jean comenta: "Não adianta ele mentir dizendo que confundiu. Não há termo de confusão entre 'mulher negra' e 'filho gay'". Para Wyllys, Bolsonaro está investindo contra os homossexuais para tirar a atenção da declaração racista ao programa. "Ele quer desviar a atenção da mídia. Ele quer polemizar com o movimento gay para desviar o foco. Ele está com medo do movimento negro porque ele praticou racismo e vai pagar por isso", afirmou. Ao contrário do racismo, ofensa a homossexuais ainda não é considerada crime pelas leis brasileiras.

"Ele é um hipócrita. Fala em nome da família, mas ele está se lixando - para usar uma expressão dele - para as famílias de homossexuais. Mães e pais que estão neste momento feridos, ofendidos", disse. Apesar de alegar não ser homofóbico, Bolsonaro disse também acreditar que "o Estado brasileiro não pode apoiar esse tipo de comportamento que atenta contra a família e o lar dos brasileiros", se referindo a programas federais voltados para a população LGBT.

Parlamentar critica 'seguidores' de Bolsonaro

O deputado também criticou quem "compra e vende" as ideias de Bolsonaro e quem usa a internet para disseminar mensagens, inclusive mais graves que as do deputado. "As pessoas tem ódios, rancores, preconceitos adormecidos. Quando aparece uma figura como Bolsonaro para despertá-los, pronto", disse. "Agora ele virou uma caricatura porque ele se expõe. Ele é o inimigo público, ele se coloca publicamente. Mas tem gente que pensa como ele e é covarde, se esconde no anonimato", afirmou.

Questionado se já tinha estado com Bolsonaro, Wyllys afirmou que quer distância do parlamentar. "A gente se cruza aqui (Câmara), mas eu não quero nem chegar perto desse homem. Depois que eu descobri que ele empurrou a [ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos] Maria do Rosário em pleno Salão Verde e a chamou de vagabunda, eu temo que ele me dê um murro na cara", disse.

O parlamentar afirmou ainda ter acionado seu advogado para apurar as falas de Bolsonaro ao CQC - porque "ele é injusto, mas eu não", justificou - e, quando recebeu a confirmação da defesa de que as declarações eram racistas, resolveu entrar com a representação da Corregedoria da Casa. Uniram-se a Wyllys os deputados Brizola Neto (PDT-RJ), Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), e outros 19 parlamentares "que se sentiram ofendidos e representam grupos ofendidos" por Bolsonaro.

Conforme Wyllys, o próximo passo é recolher a assinatura dos presidentes dos partidos para entrar com uma representação contra o parlamentar também no Conselho de Ética da Casa. "Racismo é um crime e configura-se quebra de decoro parlamentar. Com quebra de decoro, ele pode ser cassado", disse. O grupo ainda pediu ao PP para que Bolsonaro seja destituído da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Fonte: Terra

22-05-2011 às 01:33 lion
bolsonaro,meu caro a vida continua arruma outro bofe quem sabe ele não faz direitinho para com isso amor é um conselho que ti dou vai ser feliz
02-05-2011 às 11:26 Aderson
Deputado Bolsonaro não pode incitar o ódio, mas vivemos o numa democracia e ele tem todo direito de ter uma opinião conservadora e diferente da nossa.
05-04-2011 às 19:18 TÉCNICO EM JORNALISMO WENDY TAYLOR
Bom!!inicialmente,vemos que esse senhor Bolsonaro é uma pessoa totalmente desqualificada para exercer uma função publica!!devemos relembrar o que a lei n°10.948/01 nos diz,cidadãos de bem por favor!!vamos exigir que sejam respeitado nossos direitos como cidadãos homossexuais,se não nos unimos,essas ações homofóbicas não terão fim..., meu orkut éh:end_love_taylor@hotmail.com meu msn:alugfa_esotericovictor@hotmail.com
04-04-2011 às 21:04 Fernando
O deputado o qual me refiro é o podre do Bolsonaro.
04-04-2011 às 21:04 Galdin
Infelizmente Bolsonaro é uma figura que se elege com os votos dos militares, e forças auxiliares que ainda acreditam que ele lutará por melhores salários e direitos, como era sua proposta inicial no início de sua carreira política. Hoje ele está no Congresso apenas para disseminar seus preconceitos, desrespeitar seus semelhantes e continuar mamando nas tetas do Governo. Sugiro que leiam a entrevista dele para a revista "isto é Gente" de 2000, para que percebam as inconsistências em seu discurso.
04-04-2011 às 21:03 Fernando
É triste que ainda há pessoas que concordam com esse deputadozinho. deveria haver manifestaçoes em Brasilia para por este louco na cadeia.
04-04-2011 às 11:05 Estevao/Olinda/PE
Sou fã desse deputado Jean !! Mostrou a que veio meeeeeeesmo!! E "comprou" a briga contra esse Bolsonaro! Ele faz jus ao partido a que pertence.... O PP é o partido de Paulo Maluf e Severino Calvalcanti. Duas pessoas que fizeram muito bem ao nosso povo ...
03-04-2011 às 20:19 alexandre
#ForaBolsonaro proteja o Brasil do Bolsonaro. ajude a aprovar a lei anti-homofobia. Assine a petição agora: .avaaz.org/po/homofobia_nao/?cl=1002003782&v=8760
03-04-2011 às 00:34 lucas
Já que o deputado BOLSOnaro está se lixando para os gays ele deveria criar uma lei que isente os homossexuais de pagar impostos, já que não existimos para ele. Mas para o nosso dinheiro certamente ele não esta se lixando, né?!
02-04-2011 às 16:20 André Copa
TEMOS QUE FAZER UM FORA BOLSONARO!!! VAMOS NOS UNIR PARA TIRAR ESSE CARA DA CÂMARA!!!! JÁÁÁÁÁÁÁ